Família

O que é?

Somos uma equipa multidisciplinar que inclui psicólogos, sociólogos e técnicos de aconselhamento, que faculta, em sistema ambulatório, um serviço integrado de Aconselhamento e Psicoterapia para crianças e adolescentes, de forma a identificar bloqueios e solucionar problemas do foro psicológico, emocional e comportamental, promovendo um desenvolvimento saudável e positivo.

Para que serve?

As crianças e os adolescentes passam por vezes por situações difíceis, inerentes ao próprio processo de crescimento e aprendizagem, ou decorrentes de um divórcio, uma morte, bullying ou outra situação stressante. Nestas alturas, poderão sentir-se confusos e agir de forma diferente do normal. Uma vez que os jovens podem querer proteger os pais daquilo que pensam ou sentem, nem sempre estes têm condições para ajudar os filhos; alturas há em que também os pais estão a passar por momentos mais exigentes.

O trabalho terapêutico estrutura-se numa relação segura e de confiança entre o terapeuta e a criança ou adolescente, na qual esta(e) se sente confortável e compreendida(o), e portanto capaz de verbalizar os seus pensamentos e sentimentos, recorrendo à terapia como forma útil de resolver bloqueios e encontrar soluções para as suas dificuldades emocionais ou de comportamento.

O jovem ou criança torna-se assim proactivo e actor da sua própria mudança e crescimento, adquirindo competências pessoais e sociais determinantes no presente e no futuro, beneficiando igualmente a vida em família.

Que tipo de Consulta?

Esta consulta envolve a intervenção com crianças e adolescentes, visando a promoção de competências escolares e emocionais que favoreçam a adaptação e o rendimento escolar, para além de poderem ser realizados exames psicológicos, para efeitos de diagnóstico e despistagem do tipo de intervenção a recorrer.

Áreas de intervenção:

  • Orientação escolar e profissional
  • Insucesso escolar/dificuldades de aprendizagem
  • Desmotivação escolar
  • Fobia escolar
  • Sobredotados
  • Hiperactividade
  • Perturbações Emocionais
  • Dificuldades de socialização
  • Avaliação Psicológica :
    • diagnóstico de aspectos cognitivos e emocionais
    • detecção de potencialidades individuais
  • Apoio Psicológico:
    • alterações comportamentais
    • depressão
    • ansiedade e fobias
    • perturbações do sono
    • perturbações alimentares
  • Programas de Desenvolvimento de Competências Cognitivas:
    • Programas de Aumento de Concentração/ Atenção
    • Programas de Desenvolvimento de Métodos de Estudo
    • Programas de Intervenção na Dislexia
    • Programas de Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem
    • Programas de Modificação Comportamental
    • Programas de Ajustamento Psicossocial
    • Programas de Promoção de Auto-estima;

Sinais de alerta que pressupõem intervenção, caso se verifiquem com impacto e frequência:

  • comportamentos abusivos, violentos, agressivos ou crueis
  • medos, depressão, recusa em falar, infantilidade extemporânea
  • mentir, enganar, manipular e evitar as pessoas
  • pensamento inarticulado e comportamento irracional
  • perda de interesse nas actividades e relacionamentos
  • dificuldades em dormir e no apetite
  • dores de cabeça
  • resistência em cumprir regras
  • declínio no desempenho escolar